Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bife do vô (tempero para bife)

Quando eu era criança meu vô cozinhava demais pra gente e o churrasco dele era o melhor do mundo, ele cortava cubos de alcatra e temperava um dia antes, nunca mais vi ninguém fazer carne desse jeito. Bom, mas eu moro em um apartamento e não tenho churrasqueira, então adaptei o tempero do vô para dar uma incrementada naquele bife do dia a dia.
Costumo usar contra-filé pq acho mais saboroso, mas pode fazer esse tempero até para aquele lagarto de panela, sem problemas, faço sem medidas, mas não se preocupe, não tem como dar errado. Pique um dentinho de alho fresco (ou 2, 3, 4, dependendo da quantidade de pessoas), um pedaço de pimentão em quadradinhos (uso o vermelho que é mais suave que o verde), pimenta do reino, sal (normalmente não tempero com sal antes nenhuma carne, mas nessa receita faço igual ao vô), se tiver um vinho tinto aberto coloque umas colheres de sopa ou então substitua por vinagre, acredite, funciona, sempre faço com o vinagre tinto, e só! Às vezes meu vô colocava salsinha também, fica bommmmm.
Coloque esse molho por cima dos bifes e se possível deixe de um dia para o outro na geladeira, amasse os bichinhos, faça um carinho para o tempero entrar. Difícilmente lembro de fazer um dia antes, então deixo algumas horas e tudo certo.
Esquente bem uma frigideira, bem mesmo, de sair fumaça, porque salgamos a carne antes e se a panela estiver morna vai aguar tudo e a gente não quer isso. Quando estiver bem quente coloque os seus bifes com uma certa distância entre eles, mantenha o fogo alto e não MEXA. Quando começar a subir uma aguinha na parte de cima do bife, deixe mais uns segundos e vire. Espere grelhar a parte de baixo e pronto, o bife fica enjoado se você ficar revirando na panela, rs. Se quiser coloque umas cebolas, uma pitada de sal, um pouco de vinagre, e uma pitada de açúcar para caramelizar e jogue por cima!
Faça e depois me conte!
Beijos
Blog Widget by LinkWithin