Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicas (meu diário) de viagem Santiago 1

Oi amigas, vamos começar a saga das férias?
Roteiro 9 noites/ 10 dias Santiago, Mendoza, Buenos Aires

Dia 31/12
Nessa noite fizemos as malas e bem, esse foi o primeiro drama, meu plano de uma micro mala não funcionou, sabe como é, minha primeira viagem internacional, não queria que faltasse nada, mas no fim acabei tirando metade das coisas.

Dica: faça a mala, agora tire metade das coisas e pra garantir tire mais um pouco, juro que é isso que você vai precisar. Se você for passar todos os dias num só destino melhor ainda, pq se sujar algo pode pedir pra lavar no hotel, ou se for algo menor como calcinha, uma regata, dá pra lavar tranquilo no chuveiro e no outro dia (hello, 40 graus) está seco. Leve regatas, shorts, tênis e uma rasteirinha dia/noite (que me salvou em muitas ocasiões). Se informe do clima local, de dia era muito quente, mas a noite em Santiago esfriava, o que mais usei foi um cardigã justinho de lãzinha que combinava com tudo e não ocupa espaço. Achei que não fosse comprar nada e nem me preocupei em deixar um espaço vazio na mala, não faça isso. Acredite, por mais econômica que você seja (eu aqui tia!) alguma coisinha vem de lembrança...

Dia 01/01
Sim, como eu temia o táxi me deixou na mão (às 7 da manhã do dia primeiro, que alegria...), eu estava tendo um colapso mas meu marido saiu na rua pra pegar um no laço, tudo deu certo e chegamos ao aeroporto com as 3 horas de antecedência. Fomos de Lan, que quase não tem fila, mas se você for de Gol, Tam, se prepare porque as filas dão voltas, então não chegue muito em cima da hora e fora que você vai ficar pouco tempo no freeshop.

Dica: o freeshop de ida é pequeno, mas dá pra garimpar algumas coisas, lembre-se que tudo o que você comprar na ida entra como objeto de uso pessoal e não entra na sua cota de 500 dólares da volta. Ah, vale a pena ver no site da companhia aérea se tem freeshop no voo, na Lan tinha e comprei o perfume DKNY Woman pela bagatela de 38 dólares, e um estojo de make da Clinique por 26 dólares (isso na ida, na volta eu conto depois, rs).
E prepare o lencinho pq a vista da chegada já paga a passagem amiga! As cordilheiras, lindas, com nevezinha em cima como se fosse açúcar, serião que quase chorei, mas mantive a pose e poupei o rímel.


Chegamos ao aeroporto e o tio do transfer estava esperando a gente com plaquinha (pontos para a agência Terra Mundí que fez a viagem pra mim) e com uma garrafa de vinho de presente (ueba!!!), super achei que tava hablando espanhol pq tava entendendo tudo o que ele falava, qual não foi minha supresa ao descobrir que ele é que tava falando portunhol, pq na primeira frase que ele trocou com o gerente do Hotel não entendi lhufas. Bom, chegamos ao hotel (Principado de Astúrias, muito bem localizado ao lado do metrô Baquedano) e resolvemos almoçar por lá mesmo pq nos informaram que tudo estaria fechado já que era feriado. A comida estava ÓTIMA e pedimos uma cerveza Austral. Fomos caminhar e chegamos ao bairro de BellaVista onde VÁRIOS restaurantes estavam abertos contrariando as expectativas, perguntamos por um caixa eletrônico (cajero automatico: fale "cadjero" no Chile e "caxxxxero na Argentina) e travamos uma luta inglória até descobrir como tirava dinheiro, quanto íamos tirar e como fazia o raio da conversão.

Dicas: Procure no google earth o endereço do seu hotel e vejo onde ele está em relação aos points da cidade, foi assim que eu sabia onde ir e não nos perdemos no Chile. Recomendo horrores o bairro da BellaVista pq tem um restaurante ao lado do outro e 99% são excelentes.
Para a conversão ligue para uma casa de câmbio aqui no Brasil antes de ir e pergunte a cotação, o peso chileno é algo mais ou menos assim 1 real= 0,0038, mas what the hell isso significa, digo eu que pra somar necessito usar o dedos. Simples: 1000 pesos chilenos= 3,80 reais! Para não ter surpresas multipliquei tudo por 4. Se uma conta der 20 mil pesos isso em real dá (20 X 4) = 80 reais!!!!
Se o seu cartão tem a bandeira Cirrus atrás fique tranquila que você tira dinheiro em qualquer "cajero", mas as contas de restaurantes e tals passamos tudo no cartão de crédito.

Bom, depois de quase implorar ao caixa eletrônico conseguimos tirar dinheiro, caminhamos um pouco mais e paramos no Cerro San Cristóbal que tem uma vista incrível de toda a cidade, subimos de funicular ($1.600 por pessoa ida e volta) e na subida vimos todos os chilenos tomando uma bebida estranha (mote con huesillos), há, lógico que eu pedi um, tem até vídeo que colocarei aqui em breve, e descobri que nada mais é do que dois pêssegos secos dentro, com um suco que lembra muito a calda do pêssego e uns cereais embaixo. Eles são viciados em pêssego em calda, quase uma tara erótica, porque no café da manhã rolava uns 5 pêssegos em calda por pessoa e por cima doce de leite ou geléia de pêssego...


Descemos e na volta paramos num barzinho super gostoso (La Boheme na Av. Constituicion) onde pedi o primeiro pisco sour da viagem. Oh meu pai... Pecado aquela bebidinha... Delícia! É como se fosse a nossa caipirinha mas mais suave e com o suco de limão siciliano (e não com os pedaços) e uma mini tábua de frutos do mar com camarão pil pil (o nosso alho e óleo) e vieiras (que só chegou ano passado ao Brasil e é uma fortuna aqui).


Dica: aprenda duas palavras muuuuito importantes e essenciais na sua viagem ao Chile. Hielo (gelo, pq tudo vem sem gelo, até a cerveja, água, suco) e servijleta  se diz "servirreta", que é guardanapo e eles costumam economizar, rs.


Cachaçados Mortos que estávamos da viagem passamos no hotel, tomamos um banho e saímos para jantar sem reserva, não faça isso amiga, é tudo lotado e periga você não achar lugar ou ficar horas para ser atendida. No fim conseguimos uma mesa num barzinho de comida Colombiana (delícia) e tomamos um vinho branco.

Dica: peça no hotel para fazerem as reservas pra você, ou se passou por algum lugar bacana de dia e quiser ir lá para jantar (cena) entre e reserve você mesma. Detalhe interessante, no Chile eles entendem bem o que você fala e acham fofo nosso portunhol, mas a gente quase não entende o que eles falam, já na Argentina a gente entende quase tudo mas eles não compreendem (ou fingem) a gente.

Depois volto com mais!
Blog Widget by LinkWithin