terça-feira, 26 de janeiro de 2010

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dicas (meu diário) de viagem Santiago 3

03/01
E fomos para a praiaaaaaaaaaa!
Confesso que aqui de SP mesmo dei uma olhada nas fotos de Viña del Mar e Valparaíso e tinha certeza que não ia curtir muito, mas é aquilo né, poxa estamos aqui então vamos pisar no Pacíficooooo!
O dia estava lindo em Santiago, mas assim que colocamos nosso pé na rua o choque: estava uns 15 graus!!! E lógico que eu estava de biquíni, shorts, havaiana, corri pra pegar uma blusa, metrô até estação Universidad De Santiago, compramos a passagem na empresa Pullman, e o tio nos colocou bem na frente, naquele ônibus de 2 andares com uma mega vista, acho que a passagem custou um pouco mais de 3000 pesos ida e 4000 volta. O caminho é todo rodeado de vinhedos de um lado e de outro e a paisagem é linda!



Chegando em Viña estava muito frio, muuuuito mesmo e tempo nublado, se quando você for o tempo estiver assim não se preocupe pq no meio da tarde sempre abre, mas o vento é constante mesmo no alto verão.


Dica: Na rodoviária vá até o centro de informação ao turista, pegue um mapa e pergunte como fazer para chegar à praia de Reñaca que é a mais badalada e tem mais opções de comida. Nós fomos de ônibus de linha, nos perdemos, saímos no lugar errado, conhecemos uma molecada muito bacana que no fim nos indicou onde descer e a menina ainda perguntou se eu falava espanhol, eu disse que não e ela respondeu que não se notava, rs. Oh povo simpático e mentiroso, rsrs.

Bom, de algum modo chegamos nessa praia e fomos procurar um restaurante de frutos do mar, achamos um com uma cara boa na rua paralela à da praia, (não anotei o nome, mas é quase em frente ao McDonald´s e tem uma varanda bem grande). Pedimos uma Tabla del Mare, e vocês não tem idéia que delicía, o prato era dividido em quentes (vieiras ao molho, camarão pilpil, machas que são mariscos locais) e frios (ceviche de salmão com milho e ceviche de camarão com pedaços de alcachofra). Pedi meu terceiro pisco sour e criei coragem para ir até ao mar.




Fui crente que ia entrar no Pacífico, dar um mergulho e ser coroada a garota do Fantástico, mas uma rápida olhada nas pessoas que estavam na areia me fez ver que talvez não fosse uma boa ideia, o povo tava vestido de moletom, capuz, grandes placas anunciavam q a praia não era apta para banho e ondas gigantescas quebravam com muita força.


 Mas criei coragem, tirei o chinelo e molhei o dedo, rsrs. Vocês não tem noção da temperatura, imaginem uma cachoeira, então, ela é morna, o oceano pacífico é moooooito gelado, dá hipotermia só de olhar, mas é dali que saem aqueles frutos do mar maravilhosos!


Congelados resolvemos voltar mais cedo pra Santiago sem passar por Valparaíso, chegamos umas 18:30 e eu com todo o meu charme falei: amor, vamos no shopping? Estava convencendo o bicho a ir desde o primeiro dia, pq vi várias meninas blogueiras indicando e ele dizia que não queria, que os amigOOOs dele tinham falado que era caro, mas como não tinha mais nada pra fazer naquele fim de dia ele cedeu.

Dica: Fomos ao Parque Arauco e só a vista já vale, pq mesmo no verão os picos ali perto estão com neve em cima. Pegamos um táxi no hotel e fechamos o preço, mas dá pra ir de metrô, descer na estação escuela militar e pegar um táxi ou ônibus. No caminho deu pra ver um pouco mais da cidade, o parque que beira o rio Mapocho e uma fonte iluminada linda que fica na estação de metrô Salvador.

Chegando no Shopping meu marido surtou, porque além de lindo é barato, e em janeiro estava tudo em promoção, só dei meu risinho de canto e soltei a frase favorita das mulheres: não disse?

Dica: todas as blogueiras falam e eu assino embaixo, conheça as lojas Ripley, Fallabela e Paris, mas só as do shopping, as de rua são ruins, tem de tudo um pouco, make, roupas mega bacanas, colares, tênis, na Falabella estava uma promoção de óculos CK por 60 REAIS. Na loja da Ellus algumas calças jeans saíam por 80 reais. E nas farmácias as linhas como Vichy, La Roche saem por quase metade do preço do Brasil.

Esse foi nosso último dia no Chile e lógico que não vimos muitas coisas, como o mercado municipal, Paseo Ahumada, Café con Piernas, Palacio de la Moneda etc, mas isso fica pra próxima. No outro dia embarcamos para Mendoza, Argentina, mas não posso deixar de falar pra vocês do FreeShop de Santiago, ele é um pouco mais caro que o do Brasil, mas tem coisas incríveis, eu achei um perfume que queria comprar faz anos o Eua The Blanc Da Bvulgari, que aqui no Brasil custa mais de R$250,00 e paguei U$54,00, em nenhum outro FreeShop tem.
Continua...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tem dias...

Hoje acordei na TPM modo Ultimate Fight.
Tomei remédio pra cólica que nem fez efeito.
Tinha que ir pegar um cheque (a pé, táxi ou busão pq tô sem carro).
Começou a chover.
Ok, vou na segunda.
Acendi uma vela com cheirinho pra dar aquele tchans no ambiente.
Quando voltei pra sala a vela tinha derretido inteira e a cera tinha se espalhado.
Espalhado no aparador de vidro.
Espalhado na minha parede vinho.
Espalhado no chão de madeira.
Lembrei do truque de usar um papel toalha e passar o ferro por cima.
O papel toalha tinha acabado.
Vamos de papel manteiga.
Passei no chão, melhorou 60%.
No vidro tirei na unha, 99% ok.
Na parede estava tudo indo bem.
70% retirado.
Só de cera.
Porque a tinta também resolveu sair da parede.
Pega a tinta que estava guardada para retoques.
Taco o pincel e depois percebo que ele está cheio de pó, pelos e organismos não identificados.
Chove mais, a tinta não seca.
Acho que vou voltar pra cama.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Peraí que eu já volto

Calma gente, espera um pouco, tá rolando uma TPM de fim de mundo, tô quase comprando uma passagem pra Patagônia só de ida, mas logo passa. Vou ali tomar uma chuva ácida pra ver se eu derreto.
Não me abandonem, rs.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dicas (meu diário) de viagem Santiago 2

02/02/10
Super animada pra ir na Concha y Toro, mas nada animada com os preços (U$$ 64 por pessoa!!!) que as agências cobram? Vai de metrô gata! Super tranquilo andar de metro por lá, e tem várias estações como a Sé, que cruzam outras linhas, mas antes de sair do hotel peça para o moço da recepção reservar pra você, nós marcamos para as 10:30, colocamos nosso All Star no pé e fomos embora!




Dica: do centro para a a estação Puente Alto (a última de uma das linhas) dá uma hora, do metrô Baquedano para a mesma estação dá uns 45 min, então se programe, tem que fazer baldeação, mas todo mundo se desdobra pra te ajudar a entender e existem vários caminhos pra chegar até lá. Valor do metrô 400 pesos por pessoa, um pouco menos de 1 real.

Chegando na estação Puente Alto desci e perguntei pra uma menina onde ficava a Vinícola, ela me olhou com cara de "essa guria tá louca" e falou q era ali, (a avenida saindo do metrô tem esse nome), e foi uns bons 15 minutos e muita mímica de fingir que tava bebendo até ela entender que eu queria ir na "Viña Concha y Toro". Saí e peguei um táxi, me informei no hotel quanto dava até lá (2000 pesos), o motorista me cobrou 3000, mas você também pode pegar vários ônibus que tem ali em frente.



Dica: em Santiago eles não tem muito costume de ligar o taxímetro não, combine antes de entrar, não tivemos problemas em relação a isso. Mesmo sendo um local seguro fique muito atento no metrô, eles não vão te assaltar, mas sua câmera fotográfica, sua carteira podem "sumir" do seu bolso sem você perceber, o que realmente aconteceu com um casal de brasileiros que estava por lá, não desvie nem por um segundo os olhos das suas coisas e não deixe NADA no bolso de trás. E gente, passaporte é pra ficar no COFRE do hotel, leve com você uma cópia do passaporte e do seu seguro, é o suficiente.

A "viña" é um pouco longe da estação, dá uns 15 minutos de táxi, conte com esse tempo pois o tour começa pontualmente e seu nome vai estar lá na porta. Tem duas opções, a primeira com o tour mais a degustação de 2 vinhos por 7000 pesos (28 reais por pessoa), e a outra com o mesmo tour mais 4 vinhos e uma tábua de queijos e etc (o valor me fugiu da mente, mas era algo como 15000 pesos por pessoa), peguei o de dois vinhos pq, poxa vida, ainda eram 10:30 da manhã, rs!
O passeio é bem bonito, o lugar é muito agradável, tem lagos, tem flores, tem o lugar que o Don Melchor disse que morava o Diabo e que ele guardava as melhores garrafas, tem as uvinhas no pé, e no fim você ganha a sua tacinha linda (que trouxe no colo desde Santiago passando por Mendoza, Buenos Aires e São Paulo, rsrs) e se quiser fica à vontade para tirar mais fotos e pedir uma comida no restaurante lindo que tem ali. Nós pedimos mais uma taça de vinho (hihihihi) e uma porção muuuuuuito gostosa de empanadas (camarão, queijo, carne 5.500 pesos 6 empanadas pra enganar bem a fome).




Dica: na hora de sair tem alguns táxis que ficam ali na porta esperando, e provavelmente algum brasileiro simpático vai querer dividir com você. Se você curte muito vinho faça o tour um pouco mais tarde, assim você aproveita mais, mas não esqueça de reservar. Eles aceitam efectívo (dinheiro vivo) peso e dólar e o bom amigo cartão de crédito, lá não tivemos problemas com o troco (vuelto), mas na Argentina recomendo fortemente você andar com dinheiro trocado.




Voltamos de metrô e lógico que a lombriga do meu marido já estava com fome de novo, então paramos no Azul Profundo, altamente recomendado pelas amigas de blog, e uma leitora num comentário disse que estava lá, me viu e não foi falar comigo! Ah..... Esse restaurante fica na Av. Constituicíon 111 (tem um restaurante ao lado do outro) no bairro BellaVista, e a especialidade? Frutos do mar! Pedimos uma tábua pornográfica de frutos do mar com vieiras, camarões, lulas, locos e machas (marisco locais) e salmão. Gente, o salmão que a comemos aqui no Brasil tem gosto de isopor perto do de lá, tem outro sabor, muito diferente, os camarões são tão frescos que chegam a ser doces e explodem na boca. Estava tudo ótimo, só as lulas que passaram um pouquinho do ponto, no mais, perfeição.




Dica: a comida lá com raras exceções demora muito pra chegar, coisa de 40 minutos, então não adianta chegar morrendo de fome, rs. Todos os couverts que nos serviram lá foram cortesia e são muito gostosos. Ah, e de novo, peça um balde com hielo porque até nesse super power restaurante a Pepsi veio quase que na temperatura ambiente...

A tarde estava muito quente e muito seca (quase que 35 graus) mas mesmo assim resolvemos conhecer o Cerro Santa Lúcia, como nosso hotel estava muito bem localizado (ao lado do metrô Baquedano) fomos a pé seguindo o rio Mapocho, passamos por um parque que é uma praça, rs, muito lindo e agradável, até sentamos ali pra esfriar um pouco a cabeça, acho que se chama Pç. República e tinham muitas crianças lindas (as menininhas lá são lindas demais, todas com maria chiquinha, bem branquinhas de olhos e cabelos escuros, pensamos seriamente em sequestrar uma delas mas não rolou), uma até perguntou: Brasileña? Owwww, e elas falando Papi, papi!!! Ops, desviei do assunto. Lá na praça perguntamos a direção do Sta Lúcia e cada um disse uma coisa, rs, que ótemo! Eventualmente achamos o caminho e demos de cara com uma feirinha de antiguidade muito simpática antes de entrar no Cerro.



Dica: nos informaram caminhos diferentes pq. o cerro tem várias entradas, uma tem a feirinha, na outra tem uma fonte, veja os predinhos em volta e me diga se você não quer se mudar para ali agora! E uma dica essencial de beleza, leve bepantol, foi o que salvou os nossos pés e nossos lábios, lá nessa época é seco demais!!!


Na volta passamos em frente ao rest. Como água para Chocolate, que era o único lugar que eu exigi jantar nessa viagem e fizemos a reserva pessoalmente, no hotel o moço não conseguiu e disse que estava lotado, vai entender.
O lugar é lindo, clima excelente, atendimento mega rápido e eficiente, a montagem do prato é uma coisa tão linda que dá dó de comer, eu pedi um ceviche com abacate, cebola (gostosinho mas ok) e meu marido um carne não sei do que que faz o maior sucesso pois várias mesas tinham pedido (estava delicioso).





O couvert eram vários pães com uma salsa (molho) de coentro, muito saboroso e a sobremesa que leva o nome da casa estava INCRÍVEL! Não dá pra descrever a textura, não era mousse, não era gelatina, não era pudim, era uma nuvem mega deliciosa de chocolate com coisas não identificadas que ficou na memória, até meu marido que não gosta de doce se rendeu. E sim, eu tomei mais um pisco sour, mas esse tava forte como um, um... ih, não me lembro, se não lembro eu não fiz, e ainda bem que o hotel era perto, rsrs.




Dica: fiquei mega preocupada com o figurino pra ir jantar nesses restaurantes, levei vestido e etc, me senti bem, vestida desse jeito, maquiada, com um sapatinho bonito, mas tinha muita gente mega normal de tênis, bermuda, bem turista, e todos foram bem atendidos. As chilenas se vestem bem, discretamente, calças no tamanho certo, nada agarrado demais e quase não usam salto, tinham vários chilenos nesse jantar e todos estavam de jeans, uma blusa bacana mas descontraído. Evite decotes ou roupa muito justas pq vai chamar muito a atenção, vão olhar pra você e fazer o comentário: brasileña! Não com desdém ou algo do tipo, é mais uma constatação, e eu vi fazerem isso na rua com uma menina que estava com uma calça justíssima e salto alto, e sim, ela realmente era brasileira.



E depois PRAIA! ...continua

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Gente esquisita

Queridos terapeutas, me ajudem a analisar. Tem uma pessoa muito "interessante" que me rodeia. Todos os meus objetos e aquisições ou são inferiores ou superiores ao padrão dela, explico. Compro um perfume chique e pago barato, a pessoa fala: nossa, que bacana, mas é pequeno, né? Ou compro um óculos incrível e o comentário dela é: nossa, eu só tenho óculos baratinho, desse eu não tenho não, eu queria um desse, vou comprar um, fazer que nem você.
What the hell é o problema dela?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dicas (meu diário) de viagem Santiago 1

Oi amigas, vamos começar a saga das férias?
Roteiro 9 noites/ 10 dias Santiago, Mendoza, Buenos Aires

Dia 31/12
Nessa noite fizemos as malas e bem, esse foi o primeiro drama, meu plano de uma micro mala não funcionou, sabe como é, minha primeira viagem internacional, não queria que faltasse nada, mas no fim acabei tirando metade das coisas.

Dica: faça a mala, agora tire metade das coisas e pra garantir tire mais um pouco, juro que é isso que você vai precisar. Se você for passar todos os dias num só destino melhor ainda, pq se sujar algo pode pedir pra lavar no hotel, ou se for algo menor como calcinha, uma regata, dá pra lavar tranquilo no chuveiro e no outro dia (hello, 40 graus) está seco. Leve regatas, shorts, tênis e uma rasteirinha dia/noite (que me salvou em muitas ocasiões). Se informe do clima local, de dia era muito quente, mas a noite em Santiago esfriava, o que mais usei foi um cardigã justinho de lãzinha que combinava com tudo e não ocupa espaço. Achei que não fosse comprar nada e nem me preocupei em deixar um espaço vazio na mala, não faça isso. Acredite, por mais econômica que você seja (eu aqui tia!) alguma coisinha vem de lembrança...

Dia 01/01
Sim, como eu temia o táxi me deixou na mão (às 7 da manhã do dia primeiro, que alegria...), eu estava tendo um colapso mas meu marido saiu na rua pra pegar um no laço, tudo deu certo e chegamos ao aeroporto com as 3 horas de antecedência. Fomos de Lan, que quase não tem fila, mas se você for de Gol, Tam, se prepare porque as filas dão voltas, então não chegue muito em cima da hora e fora que você vai ficar pouco tempo no freeshop.

Dica: o freeshop de ida é pequeno, mas dá pra garimpar algumas coisas, lembre-se que tudo o que você comprar na ida entra como objeto de uso pessoal e não entra na sua cota de 500 dólares da volta. Ah, vale a pena ver no site da companhia aérea se tem freeshop no voo, na Lan tinha e comprei o perfume DKNY Woman pela bagatela de 38 dólares, e um estojo de make da Clinique por 26 dólares (isso na ida, na volta eu conto depois, rs).
E prepare o lencinho pq a vista da chegada já paga a passagem amiga! As cordilheiras, lindas, com nevezinha em cima como se fosse açúcar, serião que quase chorei, mas mantive a pose e poupei o rímel.


Chegamos ao aeroporto e o tio do transfer estava esperando a gente com plaquinha (pontos para a agência Terra Mundí que fez a viagem pra mim) e com uma garrafa de vinho de presente (ueba!!!), super achei que tava hablando espanhol pq tava entendendo tudo o que ele falava, qual não foi minha supresa ao descobrir que ele é que tava falando portunhol, pq na primeira frase que ele trocou com o gerente do Hotel não entendi lhufas. Bom, chegamos ao hotel (Principado de Astúrias, muito bem localizado ao lado do metrô Baquedano) e resolvemos almoçar por lá mesmo pq nos informaram que tudo estaria fechado já que era feriado. A comida estava ÓTIMA e pedimos uma cerveza Austral. Fomos caminhar e chegamos ao bairro de BellaVista onde VÁRIOS restaurantes estavam abertos contrariando as expectativas, perguntamos por um caixa eletrônico (cajero automatico: fale "cadjero" no Chile e "caxxxxero na Argentina) e travamos uma luta inglória até descobrir como tirava dinheiro, quanto íamos tirar e como fazia o raio da conversão.

Dicas: Procure no google earth o endereço do seu hotel e vejo onde ele está em relação aos points da cidade, foi assim que eu sabia onde ir e não nos perdemos no Chile. Recomendo horrores o bairro da BellaVista pq tem um restaurante ao lado do outro e 99% são excelentes.
Para a conversão ligue para uma casa de câmbio aqui no Brasil antes de ir e pergunte a cotação, o peso chileno é algo mais ou menos assim 1 real= 0,0038, mas what the hell isso significa, digo eu que pra somar necessito usar o dedos. Simples: 1000 pesos chilenos= 3,80 reais! Para não ter surpresas multipliquei tudo por 4. Se uma conta der 20 mil pesos isso em real dá (20 X 4) = 80 reais!!!!
Se o seu cartão tem a bandeira Cirrus atrás fique tranquila que você tira dinheiro em qualquer "cajero", mas as contas de restaurantes e tals passamos tudo no cartão de crédito.

Bom, depois de quase implorar ao caixa eletrônico conseguimos tirar dinheiro, caminhamos um pouco mais e paramos no Cerro San Cristóbal que tem uma vista incrível de toda a cidade, subimos de funicular ($1.600 por pessoa ida e volta) e na subida vimos todos os chilenos tomando uma bebida estranha (mote con huesillos), há, lógico que eu pedi um, tem até vídeo que colocarei aqui em breve, e descobri que nada mais é do que dois pêssegos secos dentro, com um suco que lembra muito a calda do pêssego e uns cereais embaixo. Eles são viciados em pêssego em calda, quase uma tara erótica, porque no café da manhã rolava uns 5 pêssegos em calda por pessoa e por cima doce de leite ou geléia de pêssego...


Descemos e na volta paramos num barzinho super gostoso (La Boheme na Av. Constituicion) onde pedi o primeiro pisco sour da viagem. Oh meu pai... Pecado aquela bebidinha... Delícia! É como se fosse a nossa caipirinha mas mais suave e com o suco de limão siciliano (e não com os pedaços) e uma mini tábua de frutos do mar com camarão pil pil (o nosso alho e óleo) e vieiras (que só chegou ano passado ao Brasil e é uma fortuna aqui).


Dica: aprenda duas palavras muuuuito importantes e essenciais na sua viagem ao Chile. Hielo (gelo, pq tudo vem sem gelo, até a cerveja, água, suco) e servijleta  se diz "servirreta", que é guardanapo e eles costumam economizar, rs.


Cachaçados Mortos que estávamos da viagem passamos no hotel, tomamos um banho e saímos para jantar sem reserva, não faça isso amiga, é tudo lotado e periga você não achar lugar ou ficar horas para ser atendida. No fim conseguimos uma mesa num barzinho de comida Colombiana (delícia) e tomamos um vinho branco.

Dica: peça no hotel para fazerem as reservas pra você, ou se passou por algum lugar bacana de dia e quiser ir lá para jantar (cena) entre e reserve você mesma. Detalhe interessante, no Chile eles entendem bem o que você fala e acham fofo nosso portunhol, mas a gente quase não entende o que eles falam, já na Argentina a gente entende quase tudo mas eles não compreendem (ou fingem) a gente.

Depois volto com mais!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Brasil, aqui me tens de regresso

Estou muertaaaaaaaaaaa. Mas não poderia deixar de passar aqui e dar um oiiiiiiiiiiii pra vcs!
A viagem foi ótima, curti bastante, tenho dicas bem legais e interessantes, e fiz um diário de viagem com tudo o que aconteceu por lá!
Se vocês quiserem posso postar aqui um pouco de como foi, escanear o diário, dar dicas de compras, restaurantes e curiosidades locais. Vocês querem amiguinhos?
Besitos chicas!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Adios Mendoza

Hoje é nosso último dia em Mendoza (Argentina). A cidade é inteira construída pq aqui era um deserto, tem muuuuitas árvores e vários canais com água do degelo circulam por todas as ruas para regar as plantinhas. Vimos o Aconcágua coberto de neve, tomamos vinho, vimos as azeitoninhas nos pés (so cute) e achei uma perfumaria que... Ai... Meu... Cartao... Kit Lancome com rímel, lápis e demaquilante por 130 pesos, o que dá mais ou menos 75 reais.
Hoje a noite vamos para Buenos Aires e sinto que vamos ter que comprar uma mala nova...
Besos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Direto do Chile

oiiiiiiiiiiiiiiiiii
só passei pra dar um oi bem grande pra vcs.
estou em Santiago e indo para Mendoza!!!
Aqui é lindo, quando o aviao vem chegando dá pra ver as Cordilheiras com nevezinha em cima! Tirei milhoes de fotos para vcs.
Desculpe a falta de acento, mas esse teclado aqui é bizarro.
Besos
Blog Widget by LinkWithin