Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Deprimi

Ontem assisti a um documentário do Michael Moore sobre o sistema de saúde americano. Lá todo mundo tem que pagar e se você não tiver dinheiro simplesmente te expulsam do hospital, as pessoas solicitam tratamento e o seguro não aceita, dando desculpas como: vc é muito nova para ter câncer, por isso não vamos pagar. Pra gente que paga plano de saúde aqui no Brasil, demora horas pra ser atendida, ou pra quem não tem dinheiro e fica meses na fila pra fazer um exame, essa realidade nem é tão chocante. Agora, vc quer ficar chocado?
No Canadá ninguém paga NADA para ser atendido, e vc não espera nem meia hora para isso. Basta ter endereço de residência e pronto.
Na Inglaterra além de vc não pagar NADA (parto, quarto particular, qualquer doença ...) eles ainda reembolsam o seu transporte para chegar ao hospital (metrô, ônibus, táxi), na hora, sem burocracia e em dinheiro. Ah, e todos, eu disse TODOS os medicamentos custam 6,65 libras (uns 10 dólares). Não importa se vc precisa de uma caixa com 10, ou de 20 caixas com 100. Sempre vai custar 6,65. Se tiver menos que 16 anos ou mais de 60 vc não paga NADA.
Agora, morram. Na França além de não pagar o atendimento, vc pode ligar e o médico vai até à sua casa a qualquer hora, de GRAÇA. Tá passando mal, febre, não tem como ir ao hospital? O médico vai até vc e ainda te medica!!! Ah, e qdo vc tem filho o governo manda uma babá para a sua casa alguns dias na semana, ela lava a sua roupa, cuida no nenê, faz a janta, enquanto isso vc tem um tempo livre pra fazer o que quiser. Já mencionei que a faculdade tb é gratuita? Então todos tem dinheiro para viajar, sair de férias. Eu disse férias? No mínimo 5 semanas ao ano. Se vc trabalha em uma grande empresa eles te dão até 8 semanas. Vai casar? Uma semana extra. Ficou doente e não pode trabalhar 3 meses? O governo e a empresa pagam pra vc ficar em casa. Tá de mudança? Dois dias de folga remunerada tá bom pra vc?
Isso sem contar os queijos, vinhos, roupas e perfumes que vc usa no meio dessa avalanche de benefícios, rs.
Juro que fui dormir chateada...
Blog Widget by LinkWithin