Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Geléia de morango


Adoro fazer geléia de morango em casa, ainda mais agora que o morango está bem baratinho e já tá ficando meio feioso. Essa geléia não fica muito doce e não demora nem 10 minutos para ficar pronta.


Ingredientes

Morangos maduros

Metade da quantidade de morango de açúcar

Suco de limão (se necessário)


Modo de fazer

Primeiro esterilize o pote que vc vai guardar a geléia, é só colocar numa panela com água e deixar até ferver, retire com cuidado e deixe secar bem, faça o mesmo com a tampa.

Tire os cabinhos dos morangos, lave bem em água corrente, e deixe um pouquinho de molho na água com umas gotinhas de vinagre. Enxágue. Os morangos menores corte ao meio, os maiores em 4 pedaços. Se vc estiver fazendo com 1kg de morangos vc vai usar 1/2 kg de açúcar, eu como não gosto muito doce às vezes coloco um pouco menos.

Na panela em fogo médio coloque o açúcar e deixe começar a derreter, não deixe dourar, adicione os morangos de uma vez, vai ficar um caos, mas fique tranquila que o açúcar vai dissolver. Se os morangos estiverem muito doces ponha umas gotinhas de limão. Diminua o fogo e mexa de vez em quando. Vai começar a ficar bem aguado, NÃO TAMPE a panela, pq eu já fiz isso e acontece um desastre, vaza geléia no fogão, no chão...

Fique de olho e vá mexendo, amassando alguns moranguinhos. Quando começar a ficar mais consistente (10/15 minutos) desligue e coloque no potinho. Ela vai atingir o ponto quando esfriar. Se vc gosta dela mais firme é só deixar apurar mais um pouquinho, se vc gosta pedaçuda corte o morango em pedaços maiores, se vc gosta mais cremosa corte em pedaços menores.

Essa mesma receita serve para amoras e framboesas, mas é necessário acrescentar um pouco mais de açúcar e não é preciso cortar as frutas.
Blog Widget by LinkWithin