Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Risoto básico

Você está em casa tranquila e seu marido liga 8 horas da noite dizendo que vai levar um fulano pra jantar e que vai chegar em 30 minutos, além de xingar o que vc faz?
RISOTO! É fácil, chique, relativamente rápido e vc pode usar aquelas sobrinhas de ingredientes.
Antes de mais nada, use o arroz arbóreo próprio para risoto, compre um de boa qualidade, os nacionais são bons, mas nem se comparam com os italianos, que custam uns 2 reais a mais. Não vai me usar arroz Tio João que vc faz todo dia, tá?
Essa receita é intuitiva (leia-se: joguei tudo na panela e nem medi), então não tem quantidades. Vc pode fazer do que quiser, carne seca, tomate seco, queijo, frutos do mar, frango, legumes...

Risoto de Camarão e ervilhas
Coloque uma bolotinha de manteiga na panela, um pouco de alho, cebola, refogue.
Junte uns 3 punhados bons (para 4 pessoas) de arroz. Ele rende MUITO. Mexe.
Um dedinho de vinho branco (ou tinto dependendo do que vc tiver).
A parte tenha um caldo (legumes, peixe, camarão, carne, depende do risoto) em fogo baixo o tempo todo. Coloque uma concha de caldo por vez no risoto e mexa. Essa mexidinha que faz o amido sair do arroz e deixar tudo bem cremoso. Não vai me lavar o arroz antes de jogar na panela!! É do jeito que sai do pacote! (até aqui é receita de risto básica, acrescente o que vc quiser)
Eu usei um caldo pronto de bacalhau em um litro de água.
Coloque umas colheradas de um bom molho de tomate (usei o de latinha, né colega?).
Mais caldinho, mexe mais um pouquinho. Mais tomate.
Umas gotas de limão pq estava fazendo de camarão.
Qdo tava quase pronto, demora uns 25 minutos, sempre mexendo, abri o mundo mágico do freezer, coloquei uns camarões pequenos e ervilha congelada.
Mais uns 2 minutos, tirei do fogo, mais uma bolotinha de manteiga, queijo parmesão ralado (dessa vez eu não tinha, então pulei essa parte) e pronto!

Dica: a consistência deve ficar parecida com a lava de um vulcão, ele escorre um pouco no prato, não deixe muito molhado nem muito seco. E sirva imediatamente!!! Depois vira uma gororoba, rsrs
Blog Widget by LinkWithin